segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Introdução a Internet

Introdução :

Internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados unidos.
Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas.

Desenvolvimento da Internet :

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A febre das redes sociais :

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter.


Segurança :

Para navegar em segurança é preciso não dizer a palavra-passe a ninguém, de nenhum site, pois assim a outra pessoa pode entrar na sua conta e fazer o que quiser com ela. Cada vez que se sai da sua conta, tem que carregar no botão logoff  para que a próxima pessoa a entrar no site não entre na sua conta. é também preciso que cada vez que esteja em redes sociais, não se deixe levar com conversas com pessoas que não conhece. Cada vez que entra numa página que tem muitas palavras ofensivas ou outras coisas assim, é porque normalmente têm vírus ou informação falsa. É também preciso ter muito cuidado com pessoas que se fazem passar por empresas e pedem-lhe palavras-chave, cartões de crédito, dados financeiros, entre outros. Quando se convive na Internet é preciso ter atenção a palavreado ofensivo.

Os sites de compras coletivas : 



A partir de 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.

Curiosidade : 

- Os browsers (navegadores de Internet) mais usados na atualidade são:
- Internet Explorer
- Firefox
- Ópera
- Google Chrome

1 comentário: